Currículo da Equipa

Equipa de monitoras:  Tânia Cardoso, Vera Alvelos, Viviana Henriques.

Tânia Cardoso nasceu em Lisboa em 1983. Licenciatura em História Moderna e Contemporânea,variante de Gestão e Animação de Bens Culturais, ISCTE. Estagiou e colaborou com o Centro de Pedagogia e Animação do CCB na realização de oficinas artísticas/pedagógicas e como actriz. Neste âmbito colabora pontualmente com a associação cultural A menina dos meus olhos, Camaleão e Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian.

Integrou a equipa de um programa de rádio na estação PALFM.

Colaborou em produções da companhia de Teatro Animação de Setúbal e integrou o Grupo de Animação e Teatro Espelho Mágico, Miscutem e GTL. Faz parte do elenco das últimas produções dos musicais de Fernando Gomes, na companhia Teatro Infantil de Lisboa – TIL.

É co-autora do projecto musical de formato café-teatro “Caixeiro Viajante”.

Desenvolve paralelamente projectos que relacionam a educação e a arte: “Biblioteca de mala aviada”, “Telefonia de Abril”, “Ovelhas Clandestinas”, “Bicicleta da República”, este último integrado nas comemorações do Centenário da República. É uma das guias da exposição “Uma Carta Coreográfica”, de Madalena Victorino e participou nos últimos dois anos, no festival multicultural TODOS. Frequenta aulas de voz e de movimento/dança no C.E.M – Centro em Movimento.

Escreve mensalmente na revista cultural Migalhas, com artigos de programação para famílias.

Vera Alvelos, Lisboa, 1976. Licenciada em Ciências Psicológicas pelo ISPA, tem também formação artística complementar nas áreas visuais e performativas.

Desenvolve intensa actividade na área da educação pela arte na concepção e orientação de visitas, oficinas, formações e actividades artístico – pedagógicas para públicos vários. Dentro deste âmbito colaborou com o CPA, Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém (1999-2008) e o Centa, Centro de Estudos de Novas Tendências Artísticas (no Projecto de formação artística "O fantástico na escola", 2005-2007), entre outros, bem como colabora desde 2003 com o Sector Educativo do CAMJAP da Fundação Gulbenkian. Em 2009-2010 coordenou e concebeu o projecto "Histórias na Gaveta" na Biblioteca de Torres Vedras.

Foi assistente pedagógica no projecto “Reinserção pela Arte” da FCG e DGRS (2007-08) e professora no curso profissional de Animação Cultural e Artística no CED D. Maria Pia da Casa Pia de Lisboa leccionando Escrita Criativa e Oficina de experimentação das Artes (2008-09).

Foi actriz n’A Tarumba – Teatro de Marionetas (2000-01) participando em diversos festivais no estrangeiro. Como animadora teatral e contadora de histórias deu vida aos conteúdos de diversas exposições: "Mundos Comunicantes" no Museu das Comunicações em 2000-02, "Artíficios para Criar e Contar Histórias" de José António Portillo em 2000, "Pavilhões das Maravilhas" de António Catalano e "Das histórias nascem histórias" de Fernanda Fragaterio, em 2004, no CCB. Co-concebeu e interpreta a história "Bicicleta da República", acontecimento teatral e oficinal itinerante integrado nas actividades da Comissão de Comemorações do Centenário da República, ao longo de 2010.

Faz parte da equipa do projecto Biblioteca de Mala Aviada desde 2007 tendo integrado a equipa de concepção, aquando da sua criação no CCB.

-----------------------------------------------------------------------------------------------

Viviana Henriques, Lisboa, 1980. Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Nova de Lisboa, com especialização em Comunicação e Cultura.

Tem desenvolvido, desde 2004, intensa actividade na área da educação artística, na concepção e orientação de oficinas artísticas e pedagógicas. Colaborou sobretudo com o Centro de Pedagogia e Animação do CCB entre 2004 e 2008. Desenvolveu ainda pontualmente oficinas para o Museu Colecção Berardo, Teatro Municipal de Portimão e Teatro Maria Matos.

Desde 2007 que exerce funções como professora das disciplinas de Inglês e de Expressões Artísticas do 1º ciclo. Já colaborou nesse âmbito com a Santa Casa da Misericórdia da Amadora e com a Fundação Aga Khan, através do seu projecto “K Cidade”, no concelho de Lisboa. Neste momento colabora com a associação criagente. É também professora de inglês para pré-escolar no ensino privado desde 2009, no Colégio Parque das Nações, em Lisboa.
Possui ainda o CAP (Certificado de Aptidão Pedagógica de Formador).

Teve formação de teatro e foi actriz no grupo de teatro universitário “NNT- Novo Núcleo de Teatro” da Universidade Nova de Lisboa. Desenvolve ainda actividade como contadora de histórias e já foi responsável de dinamização da hora do conto de uma biblioteca escolar no Lumiar.

Tirou o Curso de Formação Profissional em Gestão e Produção de Artes do Espectáculo e trabalhou como assistente de produção entre 2004 e 2006 como freelancer, para a companhia “APA – Actores Produtores Associados” e para a primeira edição do projecto de apoio à criação artística “Jovens Artistas Jovens”, pelo Centro Cultural de Belém.

Faz parte da equipa do projecto Biblioteca de Mala Aviada desde 2007, tendo integrado a equipa de concepção, aquando da sua criação no CCB.

_______________________________________________________________________________________________